Diabloceratops
- Raposassauro
- 12 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Diabloceratops (Diabloceratops eatoni, do latim científico "chifres do diabo" ou "lagarto diabo"
Os únicos dois espécimes de Diablocer
atops foram encontrados no estado de Utah, na formação Wahweap. O primeiro foi descoberto em 1998, por Joshua A. Smith, e o segundo, em 2002, coletado por Donald de Blieux.Só que as duas espécies não foram nomeadas até 2010, quando James Kirkland e De Blieux nomearam o Diabloceratops.
Dinossauro que viveu no fim do período Cretáceo, durante o
Campiano, onde hoje é a America do Norte.

Um dos primeiros, senão o primeiro Ceratopsideo descoberto. Ele é um dinossauro que visualmente é bem estranho, não tem o tamanho de um Triceratops, porém foi bem robusto, suas placas cranianas são muito semelhantes ao Chasmossauro.Existem, quer dizer...descobrimos mais de 30 espécies entre 70 a 65 milhões de anos, três espécies descobertas entre 90 e milhões de anos atrás. O nosso Diablo é a peça chave para entendermos a evolução dos dinossauros com chifres.
Entendendo os Ceratopsideos : Ceratopsideos significa chifre no meio dos olhos. São dinossauros que se alimentavam de vegetais e eram conhecidos pelo seu tamanho e força. Seu tamanho variava de cinco metros de comprimento ou menos e os ceratops maiores 9 metros de comprimento ou mais. Uma coisa que é um fato do reino animal, sempre existirão dinossauros maiores do que outros e muito disso depende do ambiente em que viviam. Nunca saberemos o tamanho exato de um dinossauro na sua velhice ou no seu auge, sem nenhuma predação ou outra interferência climática.

Placas enrijecidas atrás da cabeça, era a sua principal arma de defesa e arma de sedução. Acredita se que no acasalamento o sangue ia para essas placas, formando uma cor única que atraia as fêmeas e intimidava os machos.
Existe uma dificuldade muito grande, poucas informações nós temos sobre os Diabloceratóps, talvez muito pelo seu tamanho onde era presa fácil de terópodes muito maiores que iriam surgir naquela era. Acredita se também que seu habitat era nas florestas e pantânos, onde de fato estaria mais protegido pelo seu tamanho. Não eram dinossauros solitários, andavam sempre em bando.
O Diablo deve ser respeitado, pois a partir dele é que todos os ceratopsídeos foram evoluindo.
Comments