Kronossauro
- Raposassauro
- 12 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jul. de 2020
O Kronossauro ou Cronossauro era originário dos mares da Austrália, seu nome significa lagarto de Kronos, faz referencia ao Titã da mitologia grega Kronos, um ser mitológico que comia os próprios filhos.Foi um enorme plesiossauro carnívoro, aterrorizava os oceanos do período Cretáceo. Ele era grande, podendo medir até 10 metros de comprimento ou mais e pesando 8
toneladas. Um fato interessante é que esse tipo de fera aquática possuía o mesmo método de desova das tartarugas, ele precisava ir para terra firme e sendo assim se tornava presa fácil de outros dinossauros terópodes. Eles não eram dinossauros, como já mencionado, eram répteis marinhos do grupo dos plesiossauros.

Fóssil de Kronosaurus boyacensis em Villa de Leyva (Colômbia).
Armado com quatro barbatanas poderosas que o lançavam como um torpedo para suas presas e com seus afiados dentes, pegou já era. Sendo o maior dos predadores marinhos de sua época, dominava os oceanos do cretáceo. Ele eram do grupo dos plesiossauros porém possuíam um pescoço curto, então sua denominação mais correta seria os pliossauros.A forma do seu corpo é a maquina de matar perfeita da água. Pescoço curto, cabeça grande o formato da sua mandíbula junto com seus dentes afiadíssimos eram para se prender na presa e não soltar, por isso eles eram especialistas em matar animais grandes. Suas quatro barbatanas também tinham habilidades únicas sendo que, agiam de forma independente facilitando manobras que poderiam ser impossível para outro animal de grande porte, seu formato também possibilitava que ele não só remasse, mas sim ''voasse'' na água. Ele era extremamente veloz. O Kronossauro não era um peixe e sim um réptil então tinha grandes pulmões, por isso precisava respirar na superfície.Ele não era tímido não, se aproveitava de sua velocidade para ir para cima de qualquer dinossauro que estivesse desavisado.
Ele era realmente um animal incrível, foram encontrados vários dentes do mesmo em fosséis de tartarugas, tubarões e outros plesiossauros. Especialmente em Tuarangisaurus, creio que a única coisa que o enfrentava eram outros Kronossauros, embora acho difícil esses grandes predadores se atacarem pois as lutas iriam acabar com a morte dos dois, seja pelos ferimentos ou por morte de ambos.
留言